Os acidentes de carro impactam nossa economia e nossa sociedade.
Eles elevam a custos do seguro auto, além de tirar quase 2,5% de nosso produto interno bruto (PIB) a cada ano.
Também discutimos como eles podem impactar indivíduos em um nível profundamente pessoal, uma vez que os acidentes podem resultar na perda de vidas.
Mas apesar de todos os dados estatísticos que são lançados em nosso caminho, uma coisa é perfeitamente clara: a grande maioria desses acidentes, colisões e os chamados acidentes são evitáveis.
Dicas de direção defensiva para economizar no seguro auto
Não estamos brincando. A maioria dos acidentes automobilísticos é evitável. Se cada motorista empregasse as técnicas básicas de direção defensiva, o número de colisões seria drasticamente reduzido.
O que é Condução Defensiva?
Se você é como muitas pessoas, você pode estar se perguntando qual é mesmo a definição real de direção defensiva. Para simplificar, a direção defensiva é o ato de aplicar regras e técnicas de direção que podem ajudar os motoristas a reduzir os riscos e antecipar situações perigosas. Abaixo estão algumas dicas sobre como ser um melhor motorista defensivo.
Foco na tarefa em mãos: Condução
O primeiro passo para se tornar um motorista defensivo é reconhecer que você pode controlar como dirige. Você deve estar pensando primeiro na segurança. Você não pode confiar nos outros na estrada para fazer de sua segurança uma prioridade. Esse é o seu trabalho. Portanto, use seu cinto de segurança, não dirija agressivamente e mantenha toda a sua atenção na tarefa em mãos: dirigir.
Visualize tudo
A varredura constante da estrada com os olhos é outro hábito dos motoristas bons e defensivos. Isto significa verificar a frente, o lado esquerdo, o lado direito e a traseira com todos os seus espelhos retrovisores. Certifique-se de estar varrendo muito à frente, e não apenas olhando casualmente ao seu redor.
Isto lhe dará tempo para reagir a qualquer situação que possa estar ocorrendo em seu caminho. Mantenha os olhos abertos para outros veículos, bicicletas, motocicletas ou pedestres, até mesmo animais de estimação e vida selvagem devem estar em seu radar.
Tenha sempre uma Rota de Fuga
Isto significa não seguir muito de perto e não ser encaixotado. Em estradas de várias faixas, como auto-estradas, as faixas centrais são preferidas, pois maximizam sua capacidade de ir para a esquerda ou para a direita.
Mantenha distância
A maioria dos guias do motorista insiste em deixar um espaço de dois segundos entre você e os carros que você está seguindo. Isto não vai longe o suficiente. Dê pelo menos três a quatro segundos de espaço entre você e o carro que você está seguindo. Qualquer coisa a menos está muito perto. Ter este espaço de almofada permitirá que você reaja a qualquer situação.
Não acelere
Sua velocidade deve sempre corresponder às condições, o que significa que às vezes o limite de velocidade afixado é muito rápido. Estradas molhadas ou geladas e visibilidade limitada podem diminuir o tempo que você tem para reagir a outros motoristas, portanto tenha isso em mente enquanto estiver dirigindo.
Esteja atento
Não se deixe dominar por lidar com demasiados fatores de risco ao mesmo tempo. Concentre-se apenas naqueles que parecem ter a maior chance de desastre.
Não se Distraia
Um motorista defensivo não é um motorista distraído. Qualquer coisa que tire sua mente da tarefa de dirigir é uma distração.
Conclusão
No geral, estas são as bases da direção defensiva. Lembre-se, você está no controle de seus próprios resultados. Tome as coisas em suas próprias mãos e não confie em outros motoristas para fazer sempre a coisa certa.
Além de ser muito mais seguro, empregar estas práticas também ajudará sua apólice de seguro automóvel, ajudando a reduzir o número de reclamações em seu processo.