Continua após a publicidade..

Se você está precisando de uma Carteira de Motorista Gratuita e não tem condições financeiras para isso, saiba que existe a possibilidade de conseguir a CNH Social, que é a Carteira de Motorista Gratuita.

A CNH Social é uma Carteira de Motorista gratuita que visa atender as classes mais pobres do Brasil, ou melhor, as pessoas de baixa renda com a possibilidade de inclusão social e crescimento profissional.

Isso por que com a CNH Social, o cidadão tem a oportunidade de conseguir um novo emprego, crescer profissionalmente no atual trabalho, exercer alguma atividade econômica para um melhor crescimento, entre outras coisas.

Continua após a publicidade..

Ter uma Carteira de Motorista, por causa do seu custo, muitas vezes, para essa camada da população é algo  inviável. Dessa forma, os Governos dos estados disponibilizam a CNH Social.

Para se ter ideia, em alguns estados, o custo total da Carteira de Motorista pode chegar a R$ 1.400,00. Esse é o principal motivo para tirar a CNH Social.

O que é a CNH Social?

Bem, como falamos um pouco acima, a CNH Social visa atender o público mais carente do Brasil dando a oportunidade de ter a Carteira de Motorista gratuita e assim crescer e melhorar de vida.

No entanto, devido ao seu custo, muitas pessoas não têm condições, fazendo com que a CNH Social seja uma excelente oportunidade.

Continua após a publicidade..

E estando disponível relativamente há pouco tempo, desde 2011, a CNH Social tem melhorado significativamente a vida de muitas pessoas possibilitando mais oportunidades profissionais e sociais.

Podemos dizer que a CNH Social é um grito de socorro.

E quais são os requisitos para ter a CNH Social?

Outro ponto bastante importante é que para ter a CNH Social, o cidadão deve se encaixar em alguns requisitos e assim pode garantir o acesso a Carteira de Motorista gratuita, confira:

  • A família deve possuir renda mensal de até 2 salários mínimos
  • Deve estar inscrito no Cadastro Único, que é o cadastro para os Programas Sociais do Governo Federal
  • Deve ter terminado o ensino médio há pelo menos um ano e deve saber ler e escrever
  • Deve possui algum tipo de vinculo com algum Programa Social, tipo Bolsa Família
  • Ex-presidiários também podem se inscrever no grupo para ter a CNH Social
  • Agricultores e pessoas que estão desempregadas também podem solicitar a CNH Social (também devem possuir renda mínima de até 2 salários mínimos)
  • Deve possuir Carteira de Trabalho há pelo menos um ano

+ Clique aqui e saiba como se inscrever no Cadastro Único.

E quais são os estados que oferecem a CNH Social?

Bem, ainda não são todos os estados brasileiros que disponibilizam a CNH Social. Além disso, cada estado tem suas próprias regras para fornecer ou não a CNH Social. Veja os estados:

  • Amazonas
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Paraíba
  • Rio Grande do Sul
  • Pernambuco

Vale salientar que o Governo Brasileiro está trabalhando para disponibilizar a CNH Social para todo o Brasil;

E como se inscrever para ter a CNH Social?

Existem duas formas para se inscrever para ter a CNH Social. Um é pelo site do Detran de sua cidade e a outra é pelo site do SEST/SENAT.

Além disso, o candidato a CNH Social deve esperar que alguma vaga seja aberta para que a inscrição possa ser realizada.

Inscrição CNH Social pelo DETRAN

1 – Para realizar a inscrição procure no site do DETRAN da sua cidade a opção “CNH Social”;

2 – Depois de localizar o local correto para inscrição da CNH Social, basta preencher o formulário colocando seus dados pessoais;

3 – Em seguida é só enviar.

Depois de efetuar esses procedimentos para inscrição na CNH Social, o candidato deve aguardar a resposta do DETRAN. Isso por que uma análise do perfil pessoal do candidato será realizada para poder participar ou não do programa.

Inscrição CNH Social pelo SEST/SENAT

1 – Da mesma formado método acima, para poder se inscrever na CNH Social pelo SEST/SENAT, o candidato deve aguardar que as vagas sejam abertas e em seguida acessar o LINK OFICIAL.

2 – Ao acessar a opção “Cursos”, basta clicar na opção “CNH Social”;

3 – Em seguida, desça a página para baixo e confira os editais para poder participar da inscrição da CNH Social.

Prontinho. Seguindo esses exemplos, o candidato poderá se inscrever em uma das vagas para ter acesso a CNH Social e assim, sua Carteira de Motorista gratuita poderá ser conseguida.

Fonte: SEST/SENAT (https://www.sestsenat.org.br/cnh-social-novos-motoristas).

Shares:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *