Continua após a publicidade..

A bolsa de valores brasileira vem avançando desde 2016, e diante deste cenário de alta, muita gente tem dúvidas sobre se ainda vale a pena investir no mercado de ações.

Afinal, investir na bolsa de valores ainda vale a pena?

Se essa pergunta ainda continua sendo feita por muitos investidores é porque muitas pessoas ainda pensam nas crises, como aquelas que vivemos no país nos anos passados, como fenômenos que ocorrem e afetam os Investimentos.

Investir em períodos de crise também pode parecer, aos olhos das pessoas leigas, algo contraproducente, pois os riscos podem ser maiores e as chances de perder todo seu dinheiro é iminente.

Continua após a publicidade..

Afinal, algumas empresas acabam acumulando prejuízos nesse período. É bastante comum também pensar que, nos momentos em que a economia vai bem, as chances de ter um lucro alto serão maiores.

E, quando a economia está enfrentando problemas, as chances de se dar mal e perder grande parte do dinheiro nesses investimentos aumenta. Só que esse pensamento está equivocado.

Não é porque a economia está mal que você não tem chances de ter bons rendimentos na bolsa de valores.

Sempre fará sentido investir no mercado de ações.

O motivo é que quando você investe na Bolsa de Valores, na verdade está comprando ações das empresas que abriram o seu capital para que os investidores pudessem investir no seu crescimento, e assim, se tornar um acionista.

Continua após a publicidade..

Agora, se você pensar nisso como um investimento,pense que, ao investir em uma empresa, você está simplesmente adquirindo uma espécie de cota desse negócio e se tornando sócio dessa companhia.

Então, quando você decide comprar uma ação,você tem que ter em mente que você está comprando uma pequena participação de um negócio.

E, como sócio, você precisa ter uma visão de proprietário, da mesma forma que teria caso tivesse uma empresa própria ou participasse da administração de uma empresa de um conhecido ou parente.

Por isso, da mesma forma como o sócio de qualquer negócio, o acionista precisa entender o que está fazendo, e do negócio do qual está participando a partir do investimento em ações.

O investidor deve entender do ramo da empresa, o que ela faz, o seu histórico e outros aspectos igualmente importantes inerentes ao negócio.

Ninguém pode se tornar sócio ou acionista de uma empresa sem saber esses detalhes sobre o seu funcionamento.

Esse é o primeiro ponto que você precisa entender para compreender por que ainda vale a pena investir na bolsa de valores.

Você está comprando um negócio, que produz um produto ou serviço que atende uma necessidade da sociedade, e se for um negócio bem sucedido vai gerar lucros.

Você não está comprando um pedaço de papel. Agora, olhando sob o ponto de vista econômico, como todos sabem o Brasil passou por um período de crise.

E, apesar de ainda haver resquícios, o país está agora entrando em um período de crescimento econômico.

Ou seja, o Brasil tem tudo para ter um ciclo de prosperidade, e os efeitos disso poderão ser percebidos na Bolsa de Valores.

Quando a economia apresenta melhoras, as empresas conseguem acompanhar o ritmo de crescimento e se desenvolver.

O desemprego diminui, o consumo da população acaba aumentando, as empresas conseguem contratar mais mão de obra, a produção aumenta e todos esses fatores, obviamente, refletem positivamente no lucro das empresas.

As companhias crescem, o valor delas aumenta e, consequentemente, o valor de suas ações. E o investidor que aproveitar esse momento

vai perceber essa situação na prática. É claro que novas crises podem surgir, tanto no âmbito interno quanto em escala internacional.

E a economia brasileira, assim como outras economias do mundo, estão suscetíveis a sentirem o impacto dessas eventuais crises.

No entanto, é primordial ter em mente que as crises sempre acontecerão em qualquer lugar no mundo. Elas são cíclicas.

Além disso, se fôssemos pensar nelas como um impeditivo para investir na bolsa, ninguém nunca se sentiria impelido a investir.

Por isso, tenha sempre em mente que investimentos em ações com foco no longo prazo, independente de crise, estão sujeitos a possíveis contratempos na economia.

Mas isso não as impede de ter um grande potencial para dar bons rendimentos ao investidor no final de um determinado período.

É importante apenas que você saiba o que está comprando. E que entenda que, ao investir na bolsa, você está investindo em empresas. A análise das empresas precisa ser feita de forma completa, para que você tenha conhecimento dos fundamentos da companhia e também da forma como essas empresas lidam com adversidades.

Companhias que são sólidas e que têm um bom histórico de administração durante as crises passadas provavelmente saberão conduzir melhor os negócios no futuro, em eventuais situações de crise, para não saírem prejudicadas.

Assim, pode ser que você tenha bons resultados mesmo nesses momentos. E, no longo prazo, é bastante provável que você conquiste um bom rendimento.

É correto dizer então que o segredo para investir bem, independente do momento, é investir em ações de empresas sólidas,

que dão e que podem dar bons resultados. Elas podem sim sofrer com as crises, mas essas dificuldades que poderão enfrentar não trarão um prejuízo significativo no longo prazo, e o investidor terá mais ganhos do que perdas.

Uma empresa sólida, que possui know how para manter o negócio funcionando plenamente nesses momentos, saberá transpor um período financeiramente complexo de maneira muito mais ágil.

E se você souber comprar ações de empresas que sabem se posicionar, terá menores chances de se frustrar no futuro.

Por fim, vale reforçar então que sim, ainda vale e sempre valerá a pena investir na bolsa de valores para aqueles que sabem analisar as empresas e seus negócios.

Basta que você saiba o que está comprando e invista em empresas sólidas, que se manterão firmes até mesmo em momentos de crise.

Shares:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *